Login
Paróquia Araputangua

Obras de Evangelização

FUNDAÇÃO ARCO-ÍRIS DE ARAPUTANGA

Idealizada para a promoção e incentivo das atividades cívicas e religiosas, resgatando e preservando a cultura regional e nacional, fazendo uso dos meios de comunicação social ao seu alcance, como emissoras de radiodifusão e televisão, agências noticiosas, imagens educativas, parques gráficos, jornais, centro de produção de multimídia, estúdios de produção educacionais e culturais, desenvolvendo programas de bem-estar e valorização humana junto à população onde atua e por fim, buscando favorecer pessoas interessadas em aprendizagem educacional, esportiva, artesanal e profissional foi criada no dia 11 de fevereiro de 1993 a Fundação Arco-Íris de Araputanga.

A função de presidente do conselho curador da Fundação Arco-Íris, segundo o Estatuto da referida Fundação, em seu artigo 12, cabe ao Bispo de São Luiz Cáceres ou outra pessoa por ele indicada. Os cargos de conselheiros são ocupados pelo pároco da Paróquia de Araputanga/MT, no caso, o Pe. Celso e mais três pessoas leigas de ilibada reputação e capacidade para as funções, nomeadas pelo presidente por um período de 05 (cinco) anos.

Atualmente os cargos são compostos pelo Conselho Curador que formado pelo Pe. Ermínio Duca, o Presidente; pelos Conselheiros: Sebastião Renovato de Amorim Filho; Marisa Brito Aguiar; Marilza Larranhagas da Cruz e Júlio Maria de Oliveira; e, pela Diretoria Executiva: José Coelho Pinto (Diretor Geral); Mauri Antonio Piveta (Vice-diretor); Maria Madalena Santos Sgrignoli (Secretária); Eleuzamar Maria da Silva (Sub-secretária); Eduardo Cuim (Primeiro Tesoureiro); Adão Vaz da Silva (Segundo Tesoureiro).

Há também Conselho Fiscal, compostos por Hélio José Alves Colin; João Henrique; e, Maria Cristina Fausto Carvalho de Angeloni – membros efetivos; Suplentes: Ademar Furtado da Silva e Jesus Roberto de Angeloni.

Em abril de 1998, o então prefeito Airton Rondina Luiz, no uso de suas atribuições reconheceu a Fundação Arco-Íris como entidade de utilidade pública, por intermédio da Lei Municipal n° 330/98. No mesmo ano, mais precisamente no dia 23 de novembro a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso reconheceu por intermédio da Lei Estadual 7.062/98 a mesma titulação. E, foi publicado em novembro de 2010, a utilidade pública federal pela Portaria no. 3.582/MJ de 05/11/2010, no DOU de 08/11/2010, página, 53.

Portanto, a Fundação Arco-Íris é a formatação legal das obras idealizadas pelo Pe. Celso, e fazem parte desta: a Escola Padre José de Anchieta; a Rádio Arco-Íris e a Faculdade Católica Rainha da Paz.

RÁDIO DIFUSORA ARCO-ÍRIS - GERENTE: SEBASTIÃO RONOVATO DE AMORIM FILHO

Fundada em 10 de junho de 1989 a emissora tem se destacado como veículo de comunicação regional atendendo a praticamente todos os municípios do Vale do Jauru/MT.

Hoje ela funciona sob a direção geral do Sr. José Coelho e opera com o que é novidade em matéria de tecnologia para radiodifusão, quais sejam: informática e transmissor transistorizado pronto para operar com a tecnologia digital. O transmissor AM da rádio é importado do Canadá e é o que tem de mais moderno na área. Esse é o coração da rádio, que opera até por controle remoto. Há apenas um em Cuiabá e um na cidade de Sorriso, mas o equipamento da rádio arco-íris é o primeiro do Estado.

A Rádio Arco-íris trabalha exclusivamente para atender seu público procurando alcançá-lo em qualquer região, para isso pode ser sintonizada também através da rede mundial de computadores (internet).

ESCOLA PE. JOSÉ DE ANCHIETA - DIRETORA: CRISTIANE OTILIA B. COLOSSI

No dia 16/07/1985, reuniram a diretoria das Obras Sociais da Comunidade de Araputanga, composta pelo Padre Erminio Celso Duca – Presidente, José Lopes Alves – Vice – Presidente, Tereza Rosa Barbieri – Secretária e David Nogueira – Tesoureiro, juntamente com representantes da comunidade para tratar da fundação de uma Escola Católica. A Ata da Fundação da Escola Padre José de Anchieta foi publicada no dia 26/08/1985 na pág. 28, e no dia 31/03/1986 deu-se início a história desta Instituição no campo educacional.

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ - DIRETORA: MARILZA LARRANHAGAS DA CRUZ

Criada em 25/06/1999, credenciada junto ao MEC no ano de 1999, através da Portaria nº 1.513 de 19/10/99, publicada no Diário Oficial da União em 20/10/99, pág 06, iniciou seu funcionamento em 13 de março de 2000 oferecendo à comunidade local e regional os cursos de Licenciatura em Letras e os Bacharelados em Administração e Ciências Contábeis. No ano de 2005, ampliou a oferta de cursos criando a Licenciatura em Educação Física e o Bacharelado em Sistemas de Informação e, em 2006, o Curso de Direito, ganhando visibilidade na cidade e região. Em 2011, foi recredenciada através da Portaria nº 544 de 09/05/2011, publicada no Diário Oficial da União de 10/05/2011, pág. 17. Em 2013 oferece à comunidade o primeiro curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.

O objetivo maior da Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga é proporcionar aos cidadãos da região formas de qualificação profissional de qualidade para que tenham condições de propor soluções alternativas para as necessidades da sociedade contemporânea. A Instituição pretende permanecer sintonizada com as demandas e tendências mundiais, quer no plano das demandas do mercado por qualificação profissional, quer no plano das tecnologias aplicadas ao ensino e à pesquisa e das transformações sociais exigidas pelos novos cenários.

A FCARP oferece uma educação que leva os seus acadêmicos a verticalizarem seu pensamento e a refletirem sobre o desenvolvimento de sua autonomia, participando ativamente da comunidade em que vivem e do seu entorno. Nessa direção, promove, preserva e valoriza a cultura regional em sua diversidade, tornando-a usufruto de toda sociedade, estimulando a integração entre os diversos ramos do saber na investigação da verdade e na procura de soluções para os problemas humanos. Por essa razão, leva à comunidade, sob forma de cursos e serviços, suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, consolidando sua missão.

Atualmente, a FCARP oferece os seguintes cursos: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Gestão da Tecnologia da Informação.

CARITAS:

Caritas é uma confederação de 162 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países.

Coletiva e individualmente a sua missão é trabalhar para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos. A primeira organização da Caritas foi estabelecida em FriburgoAlemanha, em 1897. Outras organizações nacionais da Caritas foram formadas ao fim de pouco tempo na Suíça (1901) e nos Estados Unidos (Caridades Católicas 1910).

Em Araputanga a Caritas, arrecada alimentos, cobertores, entre outros intens para ajudar as famílias carentes da nossa cidade.

Todo primeiro domingo de cada mes, acontece na Igreja Matriz a Missa da Partilha, onde os fiéis podem levar suas doações.

Participe deste ato de amor e solidariedade.