Login
Paróquia Araputangua

PASTORAIS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

Imagen da Intenete Imagen da Intenete

 

Ação pastoral católica ou simplesmente pastoral é a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo1

A palavra 'pastoral' deriva de pastor. Na simbologia bíblica, Deus é comparado ao pastor, aquele que tem, ao mesmo tempo, autoridade e solicitude para com suas ovelhas. Jesus Cristo também é comparado ao bom pastor no Evangelho de João.

Como instituição, a Igreja atua não só na transmissão da sua doutrina, mas também no serviço à comunidade. A teologia que estuda esta ação chama-se teologia pastoral.

PASTORAIS DA PARÓQUIA DE ARAPUTANGA

images.png

  Responsáveis: Laura de Souza Oliveira

  Objetivo: A pastoral da criança alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou política.

***************

   download.jpg

  Responsáveis: Ruberval e Rita, Wilson e Carmem,Hisenhoer e Eliana, Nelson e Geralda

Objetivo: O objetivo central é a evangelização das famílias, ela é o eixo das pastorais. É o ponto básico e fundamental, pois todas as pastorais tem alguma coisa a ver com a família, e a pastoral familiar também tem muito a ver com as outras pastorais. Ela se interessa por toda e qualquer realidade familiar e da Igreja. É uma pastoral ampla, abrangente que age unida as outras pastorais.

**************

  1.jpg

Responsáveis: Maria de Fátima Teixeira Alves -  Martha de Fátima Mendes Silva

                       Objetivo: A missão da catequese é iniciar, crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. É uma formação continuada da fé, visando o crescimento e amadurecimento progressivo, formando o cristão, em comunhão com o Pai, o Filho e o Espirito Santo e com os irmãos, mediante adesão pessoal a Jesus Cristo e a aceitação do seus ensinamentos.     

**************

Pastoral_Vocacional.jpg

Responsável:  Aparecido e Helida

O objetivo da Pastoral Vocacional é possibilitar o conhecimento dos diversos chamados de Deus à pessoa humana, na diversidade de estilos de vida através de encontros com estudos, reflexões, dinâmicas, debates e momentos de oração. Pode haver também acompanhamento pessoal, através de um curso vocacional.
 

***************

00000pastoraldodizimo.png

A responsabilidade pela organização do dízimo, cabe a pastoral do dízimo. Para que haja organização, é preciso muita evangelização. A equipe da pastoral do dízimo tem essa missão: conscientizar os paroquianos, sobre sua responsabilidade, para com a comunidade onde vivem, e da qual fazem parte. O objetivo primeiro da equipe da pastoral é: conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo; mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade; testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo; apresentar o dízimo como condição central da experiência de comunhão e participação, e portanto, da experiência de ser e de agir como igreja.

Responsável: João Henrique e Eliete, Emerson e Eliane, Nilton Cesar e Elite

******************

LOGO-PASCOM-1024x427.png

A Pastoral da Comunicação tem um trabalho muito importante na evangelização, pois trabalha na parte da comunicação. Divulgando e propagando a palavra de Deus pelo mundo a fora, atraves das redes sociais, radios, Tvs e outros meios disponíveis.

Em Araputanga a Pastoral da Comunicação, apresenta um programa todos os sábados as 8:30 pela Rádio Difusora Arco-Iris de Araputanga. Um Programa voltado a catequese e divulgação dos trabalhos de evangelização da Paróquia.

Responsáveis: Ronildo dos Anjos e Professora Conceição

******************

log-pastoral-carcerária.png

Mais uma importantíssima Pastoral da igreja. O objetivo desta Pastoral e visitar os presos, levar a palavra de Deus para aquelas pessoas que estão privadas da liberdade, lembrando que Deus sempre esta de braços abertos para acolher com sua infinita Misericórdia todos aqueles que se arrependem dos seus erros.

Em Araputanga a Pastoral Carcerária visita pelo menos uma vez a cada mes a cadeia pública, e leva uma palavra de amor e esperança ao presidiários.