CNPJ: 03.192.499/0006-89

Telefone: (65) 3261-1167

COMUNIDADES:

Matriz:
Capela São José (Padroeiro São José)
Capela Santo Antônio (Padroeiro Santo Antônio)
Capela São Miguel (Padroeiro São Miguel)
Capela Jardim dos Ipês (Padroeira Nossa Sra. do Calvário)
Capela Jardim São Luiz (Padroeiro São Luiz)
Capela Jardim Primavera (Padroeiro São Paulo Apóstolo)
Capela Cidade Alta (Padroeiro Nossa Sra. de Guadalupe)
Capela São Sebastião (Padroeiro São Sebastião)
Capela do Mosteiro Nossa Senhora das Alegrias
Capela da Faculdade Católica Rainha da Paz - FCARP

Setor Rural de Araputanga:
Capela São Francisco de Assis (Padroeiro São Francisco de Assis)
Capela Vila Santa Maria (Padroeira Imaculada Conceição)
Capela Santa Ana (Padroeira Santa Ana)
Capela São Jorge (Padroeiro São Jorge)
Capela São João (Padroeiro São João)
Capela Taboca (Padroeiro Santos Reis)
Capela Santa Terezinha (Padroeira Santa Terezinha)
Capela Cachoeirinha Padroeira Nossa Sra.Aparecida
Capela Itaguaíra
Capela Santa Izabel (Padroeira Santa Izabel)
Capela São Benedito (Padroeiro São Benedito)
Capela São Mateus (Padroeiro São Matheus)

Município de São José dos Quatro Marcos:
Capela Barra Clara (Padroeiro Bom Jesus)
Capela Santa Luzia (Padroeira Santa Luzia)
Capela Nossa Sra. Aparecida das Pitas( Padroeira Nossa Senhora Aparecida das Pitas)
Capela Santo Antônio das Pitas (Padroeiro Santo Antônio)
Capela Santa Cecília (Padroeira Santa Cecília)
Capela Córrego do Café (Padroeira Nossa Sra. da Conceição)
Capela Santa Rosa de Lima (Padroeira Santa Rosa de Lima)

Município de Indiavaí:
Capela Água Clara (Padroeira Santa Clara)
Capela Indiavaí (Padroeira Nossa Sra. Aparecida)
Capela Barra do Rio Vermelho (Padroeiro São Celso Martir)
Estrela do Mar (Padroeira Nossa Sra. Estrela do Mar)
Capela Irmã Dorothy
Capela Córrego do Meio (Padroeira Nossa Senhora Aparecida)

Comunidade de Farinópolis:
Capela Farinópolis (Padroeira Nossa Sra da Boa Viagem e São Cristóvão)
Farinópolis (Padroeiro São José)
Capela Monterlândia (Padroeira Nossa Sra. da Guia)
Capela Sagrado Coração de Jesus (Padroeiro Sagrado Coração de Jesus)
Capela São Marcos (Padroeiro São Marcos)

Comunidade das Botas:
Capela São Pedro (Padroeiro São Pedro)
Capela Córrego São José (Padroeiro Sagrada Família)
Capela Santa Gorete (Padroeira Santa Maria Gorete)
Capela Córrego do Rico (Padroeiro São Gabriel)
Capela Rio Vermelho (Padroeiro São Geraldo)
Capela Nova Floresta (Padroeira Nossa Sra. Mãe da Igreja)
Capela Córrego Boa Vista (Padroeiro Bom Jesus)

PÁROCO:

MONSENHOR ERMINIO CELSO DUCA

Monsenhor Erminio Celso Duca, nascido em Talamona, Província de Sondrio na Valtellina nos Alpes Centrais, ao norte Itália, em 24/11/ 1928, terceiro filho de Giácomo Duca e Maria Colombini e os irmãos Ancilla, Palmira, Elvira, Piero, Carlo, Giácomo e Mariuccia. Fora batizado no dia seguinte, na Igreja Paroquial da Natividade de Maria Virgem pelo Pe. Giuseppe Cusini. Aos três anos de idade, entrou na pré-escola, orientado pelas irmãs Di Maria Bambina.

Aos seis anos, iniciou o primário e nessa mesma idade recebeu a primeira eucaristia e, aos dez anos, o sacramento da crisma, ambos instituídos pelo Bispo Dom Alessandro Macchi. Ao receber esses sacramentos, Mons. Celso ouviu seu chamado, como ele próprio escreve: Num momento de escuta, ao contemplar o Pe. Cusini no púlpito celebrando a santa missa, senti o primeiro chamado para ser padre – celebrar a missa como ele lá do altar diante do povo de Deus. (relato de Pe. Celso na missa em comemoração aos 50 anos da Igreja Talamona e 25 anos de sua ordenação).

Ouvindo ao chamado divino, ingressou no Seminário dos Missionários Combonianos na cidade de Rebbio. Sua perspectiva de trabalho era e ainda é alimentar uma igreja comprometida com a vida, voltada para os pequenos e os pobres, aliada aos movimentos sociais e engajada na busca de caminhos de vida, justiça e de paz. Em seguida, fez noviciado e teologia na cidade de Venegônio. Teve como professores de teologia o Pe. Sassella e Pasina e o irmão religioso Ciaponi.

Em 12 de junho de 1954 é ordenado sacerdote pelo Arcebispo de Milão, o Cardeal Ildefonso Schuster, declarado santo no ano de 1996. No dia 17 de junho de 1954, celebrou sua primeira missa em Talamona, sua terra natal, sendo enviado logo em seguida para trabalhar na cidade de Tróia, mas o Espírito Santo lhe deu outro rumo.

Em 23 (vinte e três) de março de 1975, a coragem e o espírito empreendedor batiam às portas das longínquas terras do rincão do Estado de Mato Grosso - Araputanga. Era o início de uma grande mudança, era chegado o operário do senhor para uma grande missão que a partir de então faria e traria o progresso da tão pequena Araputanga. Era a chegada do jovem Pe. Celso, com o objetivo de coordenar e estruturar a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e lançar mão do empreendedorismo em benefício do povo araputanguense e até hoje, aos sessenta anos de vida sacerdotal e missionária continua dedicando sua vida em prol dos mais necessitados deve ser isso que o faz feliz por ser padre.